Meditações e Artigos

 

01) UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Um não-cristão disse certa vez a um cristão: "Tenho certeza, que você não crê na sua religião."  "Porque?"  O cristão queria saber. O não cristão respondeu: "Há muitos anos, nós nos encontramos diariamente a caminho do trabalho e você crê que existe um inferno e que todos que não crerem em Jesus Cristo vão para lá."

"Sim, é assim mesmo", reforçou o cristão, "Não tenho dúvidas que seja assim".

No que o não-cristão indagou: "Se você realmente crê nisto, então você é muito frio e indiferente para poder me encontrar diariamente e não me falar nada a respeito. Nós conversamos sobre tudo, esporte, fórmula 1, futebol, como ganhar mais dinheiro, sobre a crise do país, mas nunca você me preveniu a respeito deste assunto!".

Prezado, leitor, já pensou se este diálogo acontecesse com você? Você se irritaria com a pessoa ou ficaria envergonhado diante de Deus e do seu interlocutor? Lembre-se, esta situação não é difícil que aconteça com algum crente. Então esteja preparado! (1ª Pedro 3:15, 16)

=======//=======

 

2) CARNAVAL: LIBERDADE OU LIBERTINAGEM?

Em nome da liberdade os “foliões” estão “festejando” a festa que mais problemas, prejuízos e tragédias tem causado ao nosso sofrido país.

Na semana da Festa da Carne, costumamos acompanhar pelos jornais, que mesmo antes do começo oficial do Carnaval, já se contabilizam mortes de carnavalescos. E como acontece todos os anos, lamentavelmente, o número é sempre crescente.

LIBERDADE. O direito de ir e vir? Certamente temos o direito de ir, mas nem sempre a gente volta como quer. "Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte."  Provérbios 16:25 Liberdade absoluta não existe.

Outra curiosidade acerca desta pseudo-festa, é o fato de que poucas pessoas, a minoria, ganha o direito de fechar ruas e avenidas pelo Brasil afora, para "brincar" e pular o carnaval. O fumante, por exemplo, pisoteia por cima de minha liberdade quando me obriga a respirar suas baforadas carregadas de tóxicos. Ele ignora que o seu direito cessa onde o meu nariz começa.

Durante o Carnaval, o músico barulhento abusa dos decibéis achando-se no direito de encher a atmosfera com as vibrações dos seus tambores. Ele ignora que o seu direito de tocar sua música termina quando alcança os meus ouvidos com um som além do tolerável.

Faço aqui uma ilação: Além do alucinante Carnaval, este comportamento, lamentavelmente, também está presente entre aqueles que se dizem “cheios do Espírito”. (Um dos sinais de que o Espírito Santo está presente é ajudando-nos a perceber a necessidade do próximo e não agradarmo-nos a nós mesmos.)

Grande parte da imprensa escrita, falada e principalmente televisionada quer ter a liberdade para exibir cenas de pornografia e palavras de baixo calão. Outros querem ter a liberdade para ingerir drogas e outros querem a liberdade para comercializarem esses venenos.

E outros querem praticar sexo desenfreadamente com qualquer um, ou uma, que aparecer. Anote isto, se não contraírem Aids ou outras doenças sexuais transmissíveis(DST), dali 9 meses nascerão os filhos da irresponsabilidade.

Outros querem a liberdade para mentir, violentar, roubar, assaltar, etc. Mas este tipo de liberdade destrói a vida.

LIBERTINAGEM. É o nome que a Bíblia dá a isto, e não liberdade como querem os tais! Liberdade exige responsabilidade!

Certamente o ser humano acredita que é livre para a prática da imoralidade, mas com precisão matemática há de colher os frutos da sua semeadura. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7

Jesus afirmou: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32. Esta é a verdadeira liberdade: Jesus. Mas não basta um conhecimento teórico. Há de ser necessário vivenciar os ensinos de Cristo. É de todo necessário compreender que o homem só é livre enquanto tiver poder moral e espiritual para controlar os seu impulsos. Um espírito rebelde denota falta de conversão. E para tanto ele precisa da experiência do novo nascimento. Ele precisa de um novo coração, ou seja, de uma nova mentalidade. E esta só Cristo, por intermédio do Espírito Santo, oferece. Entregue a sua vida a Cristo, e você viverá a verdadeira Liberdade! Que esta liberdade nos conceda o poder para dominarmo-nos a nós mesmos!

No amor de Cristo, Pastor Caleb Castellani

=======//=======